Translate

quarta-feira, 5 de março de 2014

Deixe apenas coisas boas entrarem em sua vida

por Valcapelli, 

 A vida oferece a todo instante conteúdos que passam a fazer parte do nosso mundo interior. São ocorrências agradáveis ou desagradáveis com as quais nos deparamos rotineiramente. A cada momento surgem eventos que nos circundam, sejam situações concretas, informações passadas por alguém, ou cenas a que assistimos na televisão, etc. 

Tudo isso faz parte da realidade exterior e desfila à nossa volta, mas somente irão compor o nosso interior se lhes dermos permissão para “entrar”.

Quando nos identificamos com uma situação, imediatamente interiorizamos aquele conteúdo, é como se tivéssemos comprado aquela idéia, colocando-a em nosso interior. A atenção dirigida aos eventos externos representa uma forma de negociação que estabelecemos com as ocorrências cotidianas. Prestar atenção implica no envolvimento emocional e energético, consequentemente deslocamos energia para o meio. Esse potencial energético é uma espécie de moeda corrente da vida, que possibilita as interiorizações dos conteúdos existenciais. 

É comum dizer que algo está nos “pegando”; no entanto nada nos “pega”, somos nós que nos apegamos ao que se passa ao redor. Quando nos preocupamos com determinadas ocorrências é que estamos apegados a elas. De certa forma permitimos que os componentes exteriores tornassem parte da nossa constituição. Sentimo-nos invadidos pelos fatores negativos que nos afetam perturbando a paz interior.

Por outro lado, em se tratando de algo bom, somos contagiados positivamente. Nesse caso vale a pena preservar em nosso interior as lembranças boas das situações vivenciadas. Isso promove bem-estar. Uma vez que interiorizamos, usufruímos dessas aquisições. Caso sejam elas positivas, teremos um ganho de bem-estar, caso negativas, geram tensões, preocupações e outros estados emocionais desagradáveis.

Devemos cultivar o que é bom e desprendermo-nos de tudo aquilo que faz mal. Afinal quem introjeta os conteúdos externos somos nós mesmos; despojar desses ingredientes existenciais que perturbam, depende somente de nós. Além desse processo de adesão aos componentes exteriores definidos como “compra”, existe também aquilo que ofertamos ao mundo, podendo ser associado àquilo que “vendemos”.

A forma como interpretamos e elaboramos os acontecimentos gera um ponto de vista que será disseminado em forma de comentários para as pessoas que nos rodeiam. A maneira de pensar acerca de uma situação gera conteúdos emocionais positivos ou negativos, que são externados em forma de comentários. Ofertamos ao mundo esses componentes interiores.

Tanto podemos disseminar bons conteúdos, quanto lançar negatividade para as pessoas que nos cercam. Pensamentos derrotistas nos fazem mal, no entanto verbalizá-los é ainda mais prejudicial, pois afetam a nós mesmos e também a quem nos cerca. Falar a respeito das coisas ruins aumenta ainda mais a corrente negativa, que se propaga de boca em boca.

Nem sempre podemos selecionar aquilo que chega aos nossos ouvidos, tampouco evitar os acontecimentos desagradáveis, mas não somos obrigados a internalizá-los. Basta não nos identificarmos com esses conteúdos nocivos, que eles permanecerão fora do nosso mundo. Melhor ainda é não propagá-los para as pessoas que nos cercam, pois nos tornamos a estação terminal da negatividade.

Ao ouvir ou vivenciar algo ruim, deixemos aquilo simplesmente passar, sem dramatizar. Lembremos que depois da tempestade vem a bonança. Seja positivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário