Translate

quarta-feira, 12 de março de 2014

O Egocentrismo Impede a Verdadeira Prosperidade



Porque gente egocêntrica é arrogante e julga que não precisa de ninguém, pois já sabe de tudo, se basta, não divide nada com ninguém, pois não sabe escutar, se envolver, trocar, ou seja, não sabe receber! É isso mesmo! O grande problema das pessoas egocêntricas não é o fato de que não sabem se doar, e isto é óbvio, pois o olhar constantemente voltado para o próprio umbigo pode até magoar os outros, mas não faz mal a ela mesma, o que realmente machuca o egocêntrico, mais cedo ou mais tarde, é que um dia ele vai perceber que ao desprezar o saber dos outros, o afeto dos outros, a importância dos outros, esta pessoa verá que nunca soube receber, o que significaria ter se colocado pronta para o aprendizado, para uma possível e até mesmo necessária transformação interior sem a qual você se torna um eterno adolescente, vivendo de dúvidas sem fim, medos sem fim, inseguranças sem fim e, na tentativa de suprir este vazio do seu próprio ser (o que na adolescência mesmo é até compreensível, já que é uma fase de autoconhecimento do seu papel social) você acaba por se viciar em comportamentos de auto-afirmação diante dos outros, pois a única preocupação do arrogante é não parecer frágil, ignorante, carente ou qualquer outra coisa que lhe dê uma vaga conotação sequer de que ele é HUMANO!É isso.

O grande medo do EGÓLATRA, ou seja, daquele que diviniza seu próprio ego e o cultua acima de qualquer outro ser mortal, é simplesmente parecer humano, falível, errado e certo ao mesmo tempo, eterno aprendiz, sendo que os verdadeiros professores são todas as outras pessoas ao seu redor, desde que ele esteja aberto para enxergar isto. Mesmo aqueles que nós não admiramos têm algo a nos ensinar, pois os defeitos são virtudes potenciais ainda a serem lapidadas como pedra bruta, sem valia até que sejam transmutadas com a evolução, com a maturidade, e é justamente entre os diferentes que encontramos o novo, aquilo que nos falta, o que precisamos absorver para sermos pessoas melhores e mais felizes, mas precisamos olhar com olhos de criança! Sabe aquela curiosidade que sempre nos instigava a querer saber mais e mais, e perguntar o porquê de tudo a todos a nossa volta? Coisa de criança não é mesmo? Apaixonada pela vida! E é justamente esta postura que fez da nossa infância o período em que mais aprendemos em nossas vidas!

Mas a arrogância, esta muralha de prepotência gerada para estabelecer a sua incapacidade de receber, o seu medo de se tornar um admirador dos diferentes, te torna um solitário em meio a multidões! Já pensou só? Que vergonha para o ególatra arrogante de repente se pegar numa situação em que ele é platéia e não palco? Em que demonstra suas carências, naturalmente humanas?


Mas é quando age assim, demonstrando suas faltas, que ele encontra a fonte que irá matar sua sede, pois procura, se abre, se expõe, se arrisca e assim recebe, cresce, ganha, torna-se um ponto de magnetismo de atração do bem que busca! Já o ególatra se envaidece pelo que sabe, pelo que tem, pelo poder adquirido e julga o tempo todo o que difere de sua razão e, por isto mesmo, só aceita o que é externo se isto reafirmar seus próprios conceitos, como enfeite e medalha de sua própria vaidade.Ao contrário, o indivíduo simples prospera exatamente porque não fecha portas para o novo, para o bem que a vida lhe oferta através de novas oportunidades, novos relacionamentos, novos aprendizados, um novo trabalho, quem sabe, depois de anos e anos executando as mesmas tarefas, ou um novo amor que traga sentimentos mais profundos e verdadeiros, mas que exigiriam de você amadurecimento emocional, envolvimento, pois só assim se ganha valores internos que o faz mais forte e feliz, além de estabelecer relações pessoais mais verdadeiras baseadas no amor, na compreensão e na admiração.

SÓ SE DESENVOLVE QUEM, ANTES, SE ENVOLVE!!! É Lei Universal! E é assim que se criam laços afetivos verdadeiros, ao contrário do arrogante que no máximo gera ao seu redor relações superficiais, de interesses tão egocêntricos quanto os que ele possui, já que não há amor que una. E a pergunta que fica é: você sabe receber? Sabe se colocar como um aluno da vida? Que tal deixar arrebentar esta armadura defensiva que ilusoriamente te “protege” do sofrimento de ser criticado, mas que na verdade te isola também do amor, da alegria, do afeto sincero, das pessoas que queiram lhe doar amor manifesto em diversas formas? E aí sim, talvez, você perceba que ao se doar, seu verdadeiro valor se mostra, seu verdadeiro brilho se exalta e que não é necessário “fazer um tipo”, já que você se torna valoroso por demonstrar sua própria essência e assim atrai ao seu redor quem verdadeiramente te compreende, te respeita e poderá te acrescentar na vida e partilhar momentos felizes sem que você calcule cada palavra e cada gesto, como faz quando se sente ameaçado e tenta manipular as situações a seu favor, algo muito desgastante e frustrante, pois gera uma teia de mentiras contadas e mentiras vividas para que os outros te dêem as respostas esperadas. Seja simples! Seja você mesmo com todas as suas falhas e acertos, deixando de se submeter à realidade externa, que te cobra a falsidade como arma de sobrevivência, e passe a vivenciar a realidade interna como base de sua VERDADE PESSOAL, SEU BEM MAIOR!!!

Por Marcello Cotrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário