Translate

sábado, 15 de fevereiro de 2014

DESILUSÃO * DESENCANTAMENTO




Assunto super recorrente nos últimos tempos: DESENCANTAMENTOS! Mas espera um pouco... Des-encantamento! Não dá para se desencantar com alguém sem ter se ENCANTADO antes. E como é que a gente se encanta? Será que a pessoa que nos decepciona é mais responsável pela decepção do que nós mesmos?

REFLITA!!! Você é absolutamente capaz de afirmar que não sentiu, nenhuma vez, alguma intuição sobre a forma como quem te decepcionou agia? Sou capaz de apostar que TODOS sempre sentiram uma fagulhinha de dúvida em relação a quem, um dia, vamos descobrir que nos decepcionou. Talez ela fosse amiga demaaaaais, levantasse demaaaaaais a sua bola. Talvez ele sempre levantava demais o queixo ao falar de si mesmo. Talvez ele olhasse para baixo todas as vezes em que dizia que o aumento de salário viria no próximo mês. Porque é IMPOSSÍVEL alguém agir nas suas costas sem deixar pistas: crimes perfeitos não existem!!

A questão é: o que TE FEZ ignorar sua percepção, sua intuição, a voz de sua mente suprema? O que te fez ignorar todas as pistas e depositar suas expectativas naquela pessoa? O que te mobilizou no momento de acreditar em tanta amizade/amor/sinceridade e comprometimento? Me desculpe, querido ser de luz; mas a responsabilidade por isso tudo NÃO É DE QUEM TE DECEPCIONOU: é sua!

Assumir a própria responsabilidade sobre o que te acontece, além de ser mais justo consigo mesmo e com as outras pessoas, é um ato de humildade. Você escolheu se calar ao invés de tentar descobrir se aquela fofoca sobre a amiga era verdadeira. Você escolheu se calar, mesmo quando tinha certeza de que ele estava mentindo. Você escolheu a zona de conforto, ao invés de pedir as contas e encontrar um emprego no qual se sentisse mais valorizado. Você tem sempre uma chance de fazer alguma coisa. VOCÊ, VOCÊ, VOCÊ.

E você tem o direito de escolher se quer continuar se relacionando com a pessoa que te decepcionou. Não um relacionamento-vingança, e que você vai espezinhar e humilhar e aproveitar todas as chances que tiver para fazer a outra pessoa se sentir um lixo; se for para ser assim, é melhor não se relacionar. É melhor se distanciar - muitos relacionamentos sobrevivem ao distanciamento e se tornam ainda mais satisfatórios! Você precisa do seu espaço para pensar? Você tem todo o direito de pensar e sentir, você não tem obrigação nenhuma de saber agora se consegue refazer dentro de você a imagem que tinha daquela pessoa. Ou melhor: não é re-fazer, fazer DE NOVO. É começar do zero.

Cuidado apenas com os julgamentos: você não sabe o que é ser o outro, você não sabe o que se passa dentro do outro, você não sabe o que levou o outro a agir como agiu. Preocupe-se em olhar para si mesmo - é somente dentro de você mesmo que as coisas acontecem!!


Texto de Flávia Melissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário