Translate

quarta-feira, 23 de abril de 2014

"Amor Virtual" É possível Amar alguém a Distância pela Internet?


"O relacionamento pela internet nada mais é do que coisas que pensamos e imaginamos a respeito do outro, coisas que fazem parte das nossas próprias fantasias e expectativas, logo não é amor".

Muitas pessoas encontram o "amor da sua vida" pela internet, seja em redes sociais seja por sites de encontros... E para melhorar parece que aquele ser que amamos tanto se encontra longe de nós e nos perguntamos do porque as pessoas legais moram sempre longe. Aquele amor, aquele sentimento que sentimos de afeto profundo pela pessoa é o melhor sentimento que pode existir, mas no fundo a infelicidade da distância que cruzam os dois. Mas a pergunta mais notória fica... É possível amar alguém que se conhece pela internet? A resposta é Não! Primeiramente eis a pergunta que faço para cada um e respondam para si mesmo. Você ama o que ele realmente é, ou ama quem você acha que ele pode ser? 

Se você o ama pelo que você acha que ele é, isso é um absurdo o que faz te confundir os sentimentos, pois você "ama" uma pessoa que você mesmo projetou e idealizou ou imaginou que ela fosse, ou seja, oque não é a verdadeira realidade. Agora se ama o que ele realmente é, parabéns você realmente o ama de verdade. Mas sigo com outra pergunta. Como você pode amar ele no que ele realmente é se vocês nunca tiveram contato? Nunca se falaram pessoalmente? Nunca o viu como acorda de manhã? Nunca sentiu seu cheiro? Seu toque? Seus beijos? Ou seja, nunca conviveu pessoalmente com ele? 

Pela internet, celular o que for, sempre será tudo lindo maravilhoso... Um chama o outro de amor, minha vida, diz que ama, que é sempre a pessoa que esperou, mas não passa daquilo, isso porque o relacionamento pela internet nada mais é do que coisas que pensamos e imaginamos a respeito do outro, coisas que fazem parte das nossas próprias fantasias e expectativas, logo não é amor. Ela não sabe que você tem defeitos, ele não sabe que você tem defeitos. E quando digo defeitos, digo sobre as mais profundas intimidades de cada um. Por fora da internet, ele não sabe de suas dificuldades, de seus problemas, dos seus momentos atribulados, o que todo mundo tem. Pode até saber, mas não está ali na convivência, nos momentos que você está triste, com depressão, de tpm, nos momentos de angustia. Ele não sabe como você fica durante esses sentimentos, não sabe como você reage quando está assim, não sabe do seu dia a dia e não sabe de suas manias. Mas pela internet é tudo muito lindo! O que torna aquela pessoa especial, pois um não sabe das verdadeiras intimidades e convivências do outro, não está junto convivendo com os defeitos dela. 

O amor verdadeiro, nasce a partir do momento que defeitos e qualidades conjuntamente são postos a mesa, daí se pode eleger... "Conheço seus defeitos e suas qualidades e estou disposto a viver o desafio de fazer isso dar certo..." Muitas pessoas no esforço em perder aquela pessoa diz "Estou fazendo um esforço para que eu seja como ele queira..." Então pense bem, ele não a ama pelo que você é... Ele "ama" alguém que ele gostaria que você fosse, o que sai da realidade e se torna uma verdadeira ilusão uma projeção dela de querer uma pessoa que ela está criando em suas próprias expectativas. A partir do momento que você não tem convivência com a pessoa e esquece de ver a parte interior de sua intimidade e não a conhece pessoalmente, não sabe seu cheiro, seu toque, seu beijo, seus defeitos, você não ama alguém que realmente é, ama alguém que você acha que ela é, saindo da realidade e tornando-a uma ilusão é aí que o "amor" que muitos intitulam torna-se ilusão, uma pessoa que não existe, pois ela é uma projeção sua de que você acha como ela pode ser, uma fantasia. De nada adianta alguém "amar" uma pessoa que acha como a outra deve ser, e como sai da realidade e se torna ilusão que o outro cria, isso é uma paixão, não amor. Paixão é uma projeção que você faz daquela pessoa de como você acha que ela pode ser, aquele encantamento, aquela pessoa que você acha que é a melhor pessoa do mundo, o príncipe encantado... Mas não está na realidade; pare para ver sobre a intimidade de cada um, os defeitos as manias e etc. 

Agora o amor sim é a realidade, o amor é quando você a conhece pessoalmente, conhece seus defeitos, suas manias, seu toque, seus beijos, seus problemas e suas qualidades, e mesmo assim ainda quer estar com ela... Porque? porque você realmente a ama., ama o que ela é, e não alguém que você imaginou como fosse. Então ao se tornar uma ilusão, não é amor, é paixão. A realidade é o amor. Sempre dizemos que aquela pessoa virtual é a melhor pessoa do mundo, e buscamos nela o nosso conforto com breves momentos felizes, isso porque é a paixão, a ilusão tomando conta, saindo da realidade, e no impulso, confundimos os sentimentos de achar que amamos aquela pessoa e dizemos isso a ela, alimentando ainda mais aquela ilusão de achar como o outro é. Onde um dia se encontram começam a viver juntos e um tempo depois tudo começa a aparecer o que é realmente de cada um, e as nossas idealizações e fantasias que criamos quando estava tudo virtualmente, não se aguentam intactas, pois cada um mostra como é o outro realmente na convivência. 

Não estou dizendo que não é possível alguém fazer a vida com alguém que conhece pela internet, digo que é impossível amar uma pessoa que se conhece virtualmente sem saber como realmente ela é. Então fica as indagações, você "ama" ele pelo que você acha que ele é, ou pelo que ele realmente é. Você "ama" ela pelo que você acha que ela é, ou pelo que realmente ela é?

Bruno S. da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Expressões Faciais 

47 comentários:

  1. Respostas
    1. DE QUE ADIANTA CONHECER PRA AMAR, QUANTO MAIS VC CONHECE AS PESSOAS MAS VC DESCONHECE! QUANTO MAIS O TEMPO PASSA A GENTE SÓ VAI DESCONHECENDO , O BOM MESMO É NÃO CONHECER PRA PODER AMAR.

      Excluir
    2. Para mim o amor a uma pessoa desconhecida se resume apenas em três palavras.
      respeitar, gostar e querer bem.
      Amar!, amo só Deus, meus filhos e meus irmãos
      Acho que gente desconhecida que vc junta as escovas , entre elas não existe AMOR,existe o gostar , o respeitar e o querer bem, aquele gostar que vc se sente bem com aquela pessoa.
      Se existisse amor por pessoas que conhecemos e casamos não existiam separações absurdas que vemos por ai. Que amor é esse que a pessoa casa tem filhos ,constrói uma vida e no final separa,briga e as vezes até mata?
      Que amor é esse?que amor é esse que a pessoa hoje diz que ama e amanhã odeia? casa com outra, tem filhos e depois vive fazendo declaração que ama.
      eu pergunto : EXISTE AMOR?
      Pode até existir mas ,pouco , muito pouco.

      Excluir
    3. A certeza que eu tenho é que, sendo amor ou paixão é um sentimento espontâneo que não podemos evitar! Não temos a capacidade de projetar sentimentos por alguém ele simplesmente acontece.

      Excluir
  2. tudo isso é verdade né luciana é por isso que vc a mulher que eu escolhi para passar anos e anos ao meu lado. simplesmente te amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano vc ta aí ? Tipo, a aba de comentários daqui parece obsoleta.

      Excluir
  3. tudo isso é verdade né luciana é por isso que vc a mulher que eu escolhi para passar anos e anos ao meu lado. simplesmente te amo.

    ResponderExcluir
  4. Verdade em partes, digamos que 50% de verdade, porque mesmo com defeitos não importa se é por internet ou pessoalmente se os dois quiser dar certo sim.
    Se tudo que foi dito aí fosse certo não tinha tantos casais separados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, conheci pela net e estamos a quase 8 anos. Ele na Itália e eu no Brasil, fui praia e casamos vivo 7 anos lá, agora moramos no Brasil

      Excluir
  5. Verdade em partes, digamos que 50% de verdade, porque mesmo com defeitos não importa se é por internet ou pessoalmente se os dois quiser dar certo sim.
    Se tudo que foi dito aí fosse certo não tinha tantos casais separados

    ResponderExcluir
  6. Quando o amor está longe dos olhos...
    Acesse o conteúdo completo em: http://www.stum.com.br/conteudo/c.asp?id=12257&onde=1

    ResponderExcluir
  7. Isso é verdade, quando começa a conversar com alguém ainda mas de longe, vc começa a fantasia a pessoa nos carinhos,gestos e atitudes em cima do que ela fala. Mas é muito interessante a nossa mente viaja sei por que já vivi isso

    ResponderExcluir
  8. Isso é verdade, quando começa a conversar com alguém ainda mas de longe, vc começa a fantasia a pessoa nos carinhos,gestos e atitudes em cima do que ela fala. Mas é muito interessante a nossa mente viaja sei por que já vivi isso

    ResponderExcluir
  9. Isso é verdade, quando começa a conversar com alguém ainda mas de longe, vc começa a fantasia a pessoa nos carinhos,gestos e atitudes em cima do que ela fala. Mas é muito interessante a nossa mente viaja sei por que já vivi isso

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, acho meio complicado, eu vivo um dilema, e passo por isso há quase um Ano, conheço os defeitos, e mesmo assim o Amo, ou penso que amo, oá passamos por muita coisas juntos, e não somos adolescente para acreditar em conto de fadas ... Mais e Complicado, isso sim e bem verdade

    ResponderExcluir
  11. Incrivel como vcs todos estao errados. Ha' tantos casamentos de pessoas q se conheceram virtualmente e quando se encontrarm sabiam q aquela pessoa era a pessoa certa. O amor nao tem explicacoes. A vida prega pecas nas pessoas. So' Deus sabe o porque de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Acredito mesmo, sem ter sentido o cheiro o toque! Quando você gosta, e fato! Que realmente da certo!

      Excluir
    2. Concordo plenamente Deus cria tudo tudo é viavel.

      Excluir
    3. Falou tudo gostei estou de acordo com vc eu conheci pessoas também que nunca se viram pessoalmente e hoje estão juntos e estão bem a confiança maior pegamos a distância aí sim veremos se a mesma quer o mesmo com vc 😉

      Excluir
  12. Concordo plenamente com esse texto..tive uma experiencia assim. Pelas mensagens áudios fotos , era tudo perfeito..mas quando quis materializar aquela relação , pra minha surpresa , marcamos um encontro e ele não foi e ainda me bloqueou no watts ..nunca mais soube de sua existência e acredito que nunca saberei. Tudo mentira e brincadeira de mau gosto ..fui feita de idiota e estava apaixonada..foi cruel

    ResponderExcluir
  13. Depende da pessoa se ele(a) mostra o que ela quer que você veja ou o que ela realmente é é possível sim amar alguém a distância eu tenho 1 ano e 2 mês namoranado ele mostra o que ele conheço os defeitos pois todo mundo tem não vou dizer que ele é perfeito pois não é nem eu nem ele

    ResponderExcluir
  14. Concordo com toda frase dita nesse post, mas tenho opiniões além dessas.
    Para mim, o amor (sentimento indescritível) nasce a partir de qualquer coisa, a qualquer momento, então porquê mesmo nunca tendo visto frente a frente uma pessoa, ter tocado ela, não se pode amá-la ? Eu acho que no mundo de hoje, ninguém será tão inocente a ponto de esperar que uma pessoa seja perfeita completamente e que não possua defeito nenhum, então se amamos alguém que esteja perto da gente mesmo com todos os defeitos que esse alguém possui, porquê não podemos amar alguém que está longe ? A partir do momento que vc conhece uma pessoa, independente se ela mora na mesma cidade que vc ou em estado diferente, vc vai conhecendo os defeitos e qualidades dela aos poucos, e vai se acostumando a conviver com os problemas desse ser, então quando é amor virtual, só demora mais pra tudo isso acontecer pelo fato da espera pra se conhecerem pessoalmente.
    Eu penso isso, tudo bem que não é fácil não amar alguém que está a KMs de distância de vc, mas também impossível não será, pois se vcs se amam mesmo, mesmo antes de se conhecer, já vão percebendo nos pequenos detalhes as qualidades e defeitos um do outro, e com isso já vão vendo se realmente pensam em levar isto pra frente, igual quando nos apaixonamos por alguém que esteja aqui a metros de distância!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Acredito que pode se amar sim, quem diz que nao é quem nunca passou por isso, amor na minha opinião é conhecer os defeitos, a pessoa mentir e vc nao esquecer aquela pessoa, continuar amando, a pessoa te xingar, te humilhar, e vc lutando contra um sentimento que só cresce, e vc orando, pedindo a Deus aquela pessoa, vc sabendo que a pessoa nao é perfeita e vc com esse amor que chega doi, a pessoa ser seu primeiro pensamento do dia e o ultimo da noite, isso pra mim é amor sim, vc se preocupar com a pessoa, saber dos filhos, dos pais, querer ajudar financeiramente, ajudar na criaçao dos filhos dele, isso pra mim é amor!

    ResponderExcluir
  17. Acredito que em parte isso é certo, mas independente de como seja o relacionamento voce tem que analisar se a pessoa em si pessoalmente ou virtualmente está disposta a mostrar realmente quem ela e tem casais que se conhecem pessoalmente, casam e tudo muda e se separam, muitas vezes o contato físico inicial confunde a sua analise, muitos casais mesmo pessoalmente não se amam de verdade, amam o contato fisico, o sexo, o beijo e nada mais. Em um relacionamento virtual, que começa virtualmente, se ambos forem realmente sinceros, a única opção que ambos tem é a conversa, você se conectar com a pessoa através do dialogo falar do seu dia, conseguir estabelecer uma intimidade atraves da comunicação. O que muitos casais pessoalmente não tem, a distância te obriga ser paciente, ser ouvinte, comunicativo, fiel e leal, se ambos realmente forem isso. Então, em resumo, acredito que idealizações podem acontecer tanot virtualmente quanto pessoalmente, muitas pessoas fingem ser quem elas não são por causa do outro, nem sempre namorar alguém pessoalmente significa que você pode realmente amar de verdade, porque o namoro também são idealizações, você não convive com a pessoa, devemos saber que você pode amar alguém mesmo não convivendo com ela, está ai muitos casais modernos que vivem em casas separadas. O amor acontece mesmo através de varios fatores, a lealdade, fidelidade, comunicação e compreensividade. Não importa o tipo de relacionamento se não tiver isso não haverá amor e sim uma paixão. Hoje a taxa de relacionamento a distância dar certo e o pessoal pode ser igual. Você realmente só conhece alguem se essa pessoa quiser que você a conheça independente se ela esteja perto de você ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esplêndido comentário sr desconhecido... penso o mesmo pessoas fingem ser quem não são mesmo pessoalmente, o'que muda no virtual é que a chance de você conhecer realmente a pessoa no tet a tet é maior, quando você conhece as entranhas da pessoa fica mais fácil de construir esse amor de fato! Só acho que não pode confundir paixão com o amor... amor é construção paixão é apenas a faísca para a fogueira do amor haahaha só não confunda paixão com amor e não arrisque tudo nos primeiros meses no virtual deixe que essa conexão com a pessoa se construa e fique profunda e sólida com passar dos anos!

      Excluir
  18. Muitas coisas nao conhecemos , nunca a vimos e amamos. Exemplo um filho em nosso ventre. Amor e amor e nadatem a ver com toque ver e coisa de energoa alma. E o encontro so concretiza seu desejo de esta perto. Amor e bem diferente do explicado no texto grande abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo é como Deus como amamos um ser que nunca se viu é lindo e maravilhoso e o mesmo lhe ama sem vc o vê o sentimento de amar vem de Deus não é preciso mesmo tocar pra amar basta uma palavra bem posta ou um olhar por vídeo chamada quando dentro de vc começa como se fosse borboletas no estômago isso é amo e o mais verdadeiro o qual não vê defeito o qual não vê beleza e sim oque vê de dentro pra fora é fácil falar mas só quem vive esse momento pode explicar eu creio sim profetizamos o amor verdadeiro não o amor perfeito até porque o perfeito não tem vida e nós o amamos muito por ele nos amar eu creio sim no amor a distância pois quando chega o dia dessa união tudo é maravilhoso pois a presença de Deus está ali porque conseguimos alcansar nossos sonhos conseguimos aquilo que sempre pedimos pra Deus eu hoje amo e sei que logo estarei ao lado da mesma pois a mesma me espera também tudo que vamos fazer conversamos um com o outro e um ajuda o outro esse sim é o verdadeiro amor

      Excluir
  19. Eu amo alguém. São 0.5 meses de um sentimento que passamos a chamar de amor. Conversamos quase que 24 horas por dia, respeito tanto, me preocupo de forma absurda e tem reciprocidade.
    Mandamos a real todos os dias e parece que a cada dia, através de cada assunto sobre a realidade que vivemos esse sentimento cresce ainda mais. Planos começam a surgir, como fazer uma viagem para nos conhecermos e saber se é amor de verdade isso o que sentimos.
    Vamos descobrir em 3 dias? Não. Mas vamos ter uma noção do que é esse sentimento que chamamos de amor. E se não for o que esperávamos que fosse? Se não for pra um e pro outro for? Como saber lidar com isso? Não sabemos a questão será mesmo correr o risco.
    A gente fala que a chance de gostarmos menos um do outro é muito pequena, porque são cinco meses de fotos, vídeos, gifs, conversa constante, alguns desentendimento que sempre conseguimos resolver e além dessas coisas o respeito existe ambos conseguimos enxergar. Ainda sim existe o risco de gostarmos menos, mas temos conosco algo muito mais importante do que aparência que é o respeito, a vontade de nos conhecermos. A vontade de aproveitar algo que nos faz tão bem.
    Como amar sem conviver? Sem ver acordar? Sem sentir o cheiro?
    Sabe o que conta? O caráter. Como saber que é um bom caráter? A pessoa pode está mentindo, fingir ser quem não é somente para agradar ou consegui o que quer. Uma pessoa pode fingir ser aquela pessoa extremamente ''perfeita'' por muito tempo? Quase que 24 horas por dia? Não. Ninguém consegue, tem desavenças e a forma que é resolvida e a forma como que um trata o outro, reage através de uma atitude inesperada é o que mostra quem aquela pessoa é de verdade.
    O Amor não é somente aquele sentimento gigante que se tem por um filho, por si próprio ou por família e o amor de Deus. O amor é além, o amor é algo inexplicável assim como o sentimento da dor.
    Amar alguém de longe é inexplicável e se por para viver com esse sentimento que seja com o propósito de procurar por uma certeza em relação a isso.

    ResponderExcluir
  20. Eu acredito,que pode existir amor verdadeiro à distância,estamos namorando à 7 meses, compartilhamos tudo juntos, desde à hora em que nos acordamos até irmos para o trabalho, ele no dele, eu no meu, almoçamos juntos, jantamos juntos, café da manhã, o tempo que estamos livres, é junto um do outro, mensagens, vídeo chamada, fotos,para mim nao importa esse negócio de cheiro, modo,beijo, abraço, gosto, gestos,defeitos, porque isso sabemos que todo mundo tem,nos amamos do nosso jeito,choramos e sorrimos juntos, quando à saudade aperta demais, ficamos em silêncio olhando um para outro,aquele silêncio que dói, e à vontade de querermos estar tão juntos, o nosso amor aumenta cada dia que passa, e à esperança de um dia nos encontrarmos, e isso só Deus é quem sabe, oramos à Deus toda noite juntos, através do vídeo chamada, temos desacertos também, porque nem tudo é perfeito, mais logo voltamos, nunca ficamos um dia sem se ver,e sem se falar,eu estou muito feliz com ele,porque o amor e o respeito faz à vida feliz, independente se for à distância, ou perto, o amor sempre vai estar acima de tudo...O amor, e amar alguém é um sentimento mais lindo que já existiu, é invisível, mais sentimos,e só quem ama sabe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está a relação de vcs atualmente? Estou vivendo algo muito parecido, é algo que eu nunca senti antes. A nossa relação se parece muito com a que vc descreveu.

      Excluir
    2. Eu stou vivendo isso.to mim relacionando cm uma pessoa q eh mais nova do q eu .ele mora na Bahia e eu em Minas. Sinto q estou apaixonanda pr ele. Até pq já estamos planejando de nós conhecermos pessoalmente em outubro desse ano ainda. Sinto q nn sei mais viver sem ele .Até pq conhece uma pessoa na internet e acabamos nos encontrando namoramos durante dois anos e meio. Só q cm um tempo descobri q ele nn era nda q eu achava q fosse.

      Excluir
  21. Eu acho que duas pessoas que vivem longe um do outro nunca tiveram nenhum contato físico, pode acontecer um grande amor e da certo. Da mesma forma que tem casal que desde de a infância vice perto se relacionam, namoram trocam juras de amor!! Depois casam. Um ano depois ou ate mesmo antes, prepara-se e descobre que um não tinha a ver com o outro.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Faz três anos, vi uma vez e me apaixonei, agora sinto amor, tive o covid e mesmo na distante ele também teve, tudo ao mesmo tempo nós cuidamos um do outro online e ficamos bem. Sei quase tudo dele e ele tudo de mim. Já rimos e choramos. O único obstáculo, ele tem uma esposa e isso impede nós dois a se aproximar, mas também nunca que vou ferir a família dele e n ele quer isso. Só sei que dói, só não bloqueio porque amar nós faz sentir se vivo. Nunca teve contato físico, mas a maravilhoso...

    ResponderExcluir
  24. Neste momento estou pensando muito em uma mulher que faz parte dos meus contatos no face. Penso nela 24 horas, não posso ainda dizer que é amor. Mas sei que é uma grande paixão que pode se tornar amor de verdade.

    ResponderExcluir